Brasileiro quando viaja à turismo sempre quer ver as lojas mais caras, comprar eletrônicos, tênis e tirar foto de Ferrari na rua. Europeu faz exatamente o contrário, quer ver a vida simples, comer barato e beber em barzinhos "pé-sujo". É clichê, mas a regrinha dá quase sempre certo. Aqui em Hong Kong, entretanto, o mais interessante está escondido para ambos tipos de turista. A cidade, na verdade, é um paraíso para quem gosta de “fuçar”. Há milhares de shoppings em Hong Kong. Na primeira semana visitei uma boa parte. São todos iguais e relativamente caros. Sempre com uma seção de beleza cheia de produtos Clinique na entrada. Nada de muito interessante... para fazer boas compras em Hong Kong tem que ter criar coragem e acabar com o preconceito.
Imagine uma loja com panelas penduradas, cheia de vassoras de piaçava e utensílios de limpeza para todos lados. Não hesite, entre, mesmo que não esteja precisando de Bombril. No fundo pode haver uma arara cheia de roupas de festa a preços ótimos. Procurando roupas de ginástica? Não tenha medo e enfrente o mercado informal: barracas de tamanho chinês (mais ou menos da altura do meu pescoço) estão espalhadas por todas partes. Dispute com as clientes filipinas, enganche o seu cabelo nos arames pendurados e pechinche durante horas. Eletrônicos? Como no mercado informal na rua, mas dentro de um "shopping". Tem-se a impressão que o shopping foi construido só para proteger os computadores da chuva.
Para quem gosta do turismo tipo europeu, a regra é a mesma. Não leia guias turísticos. Quer uma experiência típica? Siga os chineses na hora do almoço e vejam onde há fila. Os nativos tem uma agenda muito cheia para esperar em lugares ruins. Tenha a certeza que você vai comer em um lugar minúsculo, barulhento e dividir a mesa com outras cinco pessoas sorvando a sopa ruidosamente. Mas não há nada mais típico e comida melhor. Ainda por cima, sairá em torno de cinco dolares para você e um acompanhante.
Bon appetit!
2 comments:
G,
Estou adorando suas narrações... Quem sabe você não faz um guia de turismo sobre Hong-Kong, com essas informações valiosas de vestidos de festa escondidos atrás das vassouras de piaçava???
Beijos,
Roberta
hahaha imagino vc pechinchando em chingles! =PP
bjs!
Post a Comment